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Veja as montadoras de automóveis que fecharam fábricas e as que podem seguir o mesmo caminho

A Ford e a Mercedes-Benz, por exemplo, foram duas delas e pegaram o mercado de surpresa.

Da Redação
A Audi é uma das montadoras que podem deixar o país.

A Audi é uma das montadoras que podem deixar o país.

O mercado de seguros tem uma ligação muito forte com o de automóveis. E, no final do ano passado, algumas montadoras anunciaram que fecharão suas fábricas no Brasil. O que, de alguma maneira, pode influenciar nos seguros.

A Ford e a Mercedes-Benz, por exemplo, foram duas delas e pegaram o mercado de surpresa. Segundo informações veiculadas pelo Jornal do Carro, a Mercedez, por exmeplo,  encerrou a produção de veículos de passeio após quatro anos do aporte de mais de R$ 600 milhões na fábrica de Iracemápolis (SP).  

Outras montadoras, como Audi, Land Rover e BMW também podem ter alterações em suas produções no Brasil. Os mesmos motivos que levaram a Mercedes-Benz a encerrar a produção pode causar um efeito cascata, segundo reportagem do JC.

É que todas foram implantadas mirando os incentivos prometidos pelo Inovar-Auto um programa do governo federal voltado a fomentar a indústria e à criação de empregos.

Mas as coisas não estão muito boas. O câmbio desfavorável do dólar, segundo a matéria do JC,  é apontado como o principal problema. “Não é vantajosa a operação de produzir nacionalmente carros que têm quase 100% das peças importadas. Há ainda a queda de vendas do mercado e também a de carros premium, sobretudo com a pandemia da covid-19”, diz a matéria.

A Audi já havia deixado de produzir o SUV compacto Q3 quando o modelo mudou de geração na Europa. Com isso, resto à fábrica de São José dos Pinhais (PR) apenas a produção do A3 Sedan. O carro também está saindo de linha no país.

Segundo informações da Audi, há um estudo em curso sobre a viabilidade de fabricação de um novo modelo no Paraná. Contudo, não há nada de concreto ainda. O provável é que, se isso ocorrer, o escolhido será o novo Q3. Ou até mesmo o A3 reestilizado, que já está à venda na Europa.

O JC diz que com fábrica em Araquari (SC), a BMW está bem mais otimista que a Audi em relação à manutenção de sua planta no Brasil. "Os planos do BMW Group Brasil permanecem inalterados e todos focados no médio e longo prazo. Acabamos de assinar nossa participação na Rota 2030 e continuamos trabalhando para nos mantermos com alta capacidade de nos reinventar", informou a companhia.

A BMW produz no país o sedã Série 3 e os SUVs X1, X3 e X4. Na mesma planta a empresa produziu, por um breve período, o Mini Countryman. A marca inglesa faz parte do grupo alemão.

Mas, na mudança para a atual geração, o SUV da Mini voltou a ser trazido da Europa. Inaugurada em 2014, a planta catarinense tem capacidade para fazer até 32 mil carros por ano.

Na matéria, o JC diz que inaugurada em 2016, a fábrica da Jaguar Land Rover em Itatiaia (RJ) também já teve dias melhores. No início das operações, a planta produzia os SUVs Evoque e Discovery Sport. Desde 2019, apenas o segundo modelo continua sendo fabricado por lá.

A fábrica ficou parada de março até junho deste ano devido aos impactos do novo coronavírus. A JLR informa, em comunicado, que mantém "a estratégia de longo prazo no mercado brasileiro, mas que existe um grande desafio pela frente".

Em algumas cidades onde a Ford tem montadoras, a população local já começou a sentir os reflexos econômicos da saída da empresa.