O evento contou com grande público em Curitiba.
O Sindicato das Seguradoras do Paraná e Mato Grosso do Sul (Sindseg PR/MS) lançou nesta terça-feira, dia 25, em Curitiba, o livro “Legado Assegurado”, que narra a história do seguro no Brasil ao longo dos últimos 100 anos e detalha a trajetória da entidade nesse período. Junto com o lançamento do livro, foi inaugurada a exposição “Seguro Através do Tempo”, que sintetiza o livro em painéis com textos e imagens históricas, além de ser lançado um selo comemorativo dos Correios.
A exposição destaca as transformações culturais e socioeconômicas do Paraná, conflitos geopolíticos, personagens importantes e o crescimento do setor de seguros como um pilar do desenvolvimento do estado. Tanto o livro quanto a exposição já foram lançados em Londrina e Maringá em maio, com os próximos lançamentos marcados para os dias 6 e 8 de agosto, em Ponta Grossa e Cascavel, respectivamente.
Durante os eventos, o Presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros do Paraná (Sincor-PR), Wilson Pereira, homenageou o Sindseg PR/MS, destacando momentos importantes da história da entidade, da qual ele também já fez parte. “Desde o século passado, o Sindseg PR/MS tem sido um protagonista crucial na história do nosso setor. Sua contribuição, comprometimento e dedicação foram fundamentais para o progresso que testemunhamos hoje no mercado de seguros. Fundado em 1924, o sindicato incorporou o estado do Mato Grosso do Sul em 2007, ampliando ainda mais seu alcance e representatividade”, afirmou.
Pereira também destacou a colaboração entre as entidades contra ameaças ao setor. “Lutamos juntos contra ameaças do mercado que nos desafiam diariamente. Trabalhamos em órgãos de defesa do consumidor, como o Procon-PR, e em instâncias do Judiciário, como o Ministério Público e o Tribunal de Justiça, protegendo os interesses dos corretores e do mercado de seguros. Enfrentamos mais de 45 processos contra associações de proteção veicular”, salientou, observando que o Sindseg PR/MS sempre apoiou eventos do Sincor-PR, como fóruns, workshops e simpósios.
O Presidente do Sindseg PR/MS, Altevir Prado, mencionou o processo de comemoração do centenário, iniciado em agosto do ano passado e que se estenderá até setembro deste ano. Ele destacou a importância do seguro e o valor do conhecimento para o mercado e a sociedade. “Assim, realizamos um grande sonho ao assumirmos o sindicato, contribuindo para a evolução de um mercado composto de pessoas mais cultas e inteligentes”.
Prado também destacou que crescer não é o mesmo que desenvolver. “O mercado de seguros cresce continuamente, mas por vezes se esquece de se desenvolver. Hoje, contribuímos para o desafio e a jornada necessária do desenvolvimento, especialmente das pessoas do mercado e da sociedade”.
Para o Presidente, o Sindseg PR/MS se orgulha de completar 100 anos e avança rumo ao futuro, cumprindo sua missão de promover a cultura do seguro e desenvolver o mercado. “Cumprimos nosso papel na história”, afirmou.
Miguel Fernando, Mestre em História Política e responsável pelas pesquisas para a produção do livro e da exposição, fez uma apresentação relembrando o início dos seguros no mundo, no Brasil e no Paraná.
Na ocasião três personalidades do mercado de seguros receberam a comenda Rosácea Paranista, a mais alta honraria do Sindseg PR/MS: os corretores de seguros Robert Bittar e José Antonio Santa Ritta Rocha e o Diretor Executivo do Sindseg PR/MS, Ramiro Fernandes Dias.
O Sindseg PR/MS completará 100 anos de atividade em 28 de agosto, com uma homenagem na Assembleia Legislativa do Paraná. O evento comemorativo contará com um baile no dia 13 de setembro, no Clube Curitibano.
Confira a seguir algumas fotos do evento: