Notícias

Seguradoras resistem em ofertar seguro para voos com turistas espaciais

Da Redação

Nos filmes é comum vermos viagens espaciais. Em alguns até com turistas que não têm medo - e possuem muito dinheiro - para bancar viagens para fora da Terra.

A ficção, no entanto, já virou realidade. Isso porque há alguns passageiros da vida real que já estão dando uns rolês planeta à fora.
Mas se é importante fazermos seguro viagem, quando vamos para algum destino aprazível, imagina para uma voltinha interestelar?

Mas os primeiros passageiros dessa aventura estão enfrentando um probleminha bem básico: as seguradoras não estão dispostas, pelo menos até agora, a segurar esse tipo de viagem.

O assunto ganhou repercussão há alguns dias, quando alguns dos homens mais ricos do mundo foram primeiros a ver que a Terra é realmente redonda e azul.

A viagem foi feita pelo fundador da Amazon, Jeff Bezos (que também fundou a Blue Origin, que proporcionou a viagem); seu irmão, Mark Bezos, Wally Funk e Oliver Daemen, que se tornaram oficialmente astronautas quando passaram pela Linha Kármán, a fronteira do espaço reconhecida internacionalmente.

Segundo Michael Barry, porta-voz da Insurance Information Institute (III), “ turismo espacial envolve riscos significativos”.

O único seguro obrigatório em vigor para operadores espaciais comerciais, de acordo com as reportagens divulgadas na imprensa no mês passado, é o de responsabilidade de terceiros, principalmente para cobrir danos materiais na Terra ou em uma aeronave voadora, segundo Akiko Hama, executivo de clientes, subscrição espacial e aeroespacial da Global Aerospace.

Uma missão histórica

Wally Funk, 82, se tornou a pessoa mais velha a voar no espaço. Oliver Daemen, 18, foi o primeiro astronauta comercial a comprar uma passagem e voar para o espaço em um veículo espacial licenciado e financiado com fundos privados de um local de lançamento privado. Ele também se tornou a pessoa mais jovem a voar no espaço.

New Shepard tornou-se o primeiro veículo comercial sob uma licença de veículo de lançamento reutilizável suborbital a levar clientes pagantes, tanto cargas úteis quanto astronautas, ao espaço e de volta. Jeff e Mark Bezos se tornaram os primeiros irmãos a voar pelo espaço juntos.

Se você estiver interessado em garantir seu próprio assento na janela em um futuro lançamento do New Shepard, inscreva-se para atualizações em BlueOrigin.com .