Notícias

Levantamento mostra queda no preço do seguro auto

De janeiro a abril deste ano, o preço do seguro de automóvel representava 5,6% no valor do veículo, caindo para 5,3% em março e 5,2% em abril

Da Redação
Levantamento mostra que houve queda no valor do seguro.

Levantamento mostra que houve queda no valor do seguro.

De janeiro a abril deste ano, o preço do seguro de automóvel representava 5,6% no valor do veículo, caindo para 5,3% em março e 5,2% em abril. É o que revela o Índice de Preços do Seguro de Automóvel (IPSA), divulgado pela insurtech TEx.

Emir Zanatto, Sócio e COO da companhia, diz que o estudo indica ainda que em abril, o percentual do seguro para uma mulher (IPSAm) foi de 4,7%, enquanto para o homem (IPSAh), foi 5,6%. 

O executivo destaca que o seguro para homens foi quase 20% mais caro que para mulheres. "Isso acontece porque o homem se envolve mais em acidentes graves e perdas totais. Perda total é quando não é possível recuperar o veículo devido à extensão do dano", explica.

No IPSA ainda é possível verificar dados referentes à variação de preço do seguro auto de forma regional e, como o Brasil é um país continental, a região metropolitana onde o segurado mora também interfere no preço que ele irá pagar de seguro. "Isso acontece tanto em comparação entre cidades, estados e regiões, quanto comparado à densidade populacional de onde o segurado reside. Por exemplo, o seguro em Belo Horizonte é em média 31% mais barato do que no Rio de Janeiro".

O estudo foi produzido com base nos dados do TEx Analytics, ferramenta de inteligência de mercado desenvolvida pela TEx, com mais R$ 3,5 bilhões de apólices transmitidas por ano e mais de 2 milhões de cotações por mês realizadas por um sistema de Gestão e MultiCálculo da empresa para Corretoras de Seguros. 

Para conhecer todos os dados do IPSA, acesse AQUI.