Notícias

Dicas de Segurança para a área rural

Veja orientações da Polícia Militar do Paraná e Federação da Agricultura

Da Redação

Veja nesta edição Dicas de Segurança para a área rural. Os textos e ilustrações  foram produzidas em uma cartilha,  com base em estudos, visitas e entrevistas feitas pela Polícia Militar do Paraná em áreas e propriedades rurais, com a ajuda da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), além de visitar algumas propriedades rurais que foram vítimas de crimes. O resultado é apresentado aqui como orientação para adequar o espaço rural com vistas a melhores níveis de segurança desses locais.

 

1 - Vigilância natural

 

Quanto maior a visibilidade do local, maior a segurança. Locais com visibilidade obstruída por cercas vivas, paredões verdes, muros opacos, falta de iluminação, entre

outros, facilitam a ação do delinquente.

 

 

 

2 - Reforço territorial

 

A comunidade rural deve considerar o espaço no entorno de sua propriedade como território seu, colaborando na sua manutenção e cobrando as medidas cabíveis

dos órgãos competentes (estradas com pavimentação segura, substituição de lâmpadas queimadas, recolhimento do lixo, sinalização das estradas, entre outras).

Delinquentes preferem atuar em lugares com aspecto de abandono. 



3  - Controle de acesso

 

Controlar corretamente a entrada e saída de colaboradores e visitantes é também uma das formas mais eficientes de se promover a segurança nas propriedades

rurais. É importante manter o menor número possível de acessos à sua propriedade. O ideal é ter uma única porteira, isso torna a vigilância mais eficiente.

 

 

4 - Vigilância Solidária Rural

 

Conhecer e manter sempre contato com os vizinhos de confiança. Informar a PM e vizinhos sobre suspeitos e invasores. Formar rede de contatos (telefone, rádio, internet). Denunciar via 181 o tráfico de drogas e armas tentando prestar o máximo de informações sobre os suspeitos.

 

 

5 - Iluminação

 

A visibilidade reduzida favorece o bandido. Deve haver boa visibilidade de dentro da propriedade para fora e vice-versa. A iluminação deve permitir o máximo de visibilidade, de preferência sem a necessidade de se ir ao local observado. Sugere-se instalar iluminação com sensor de presença por todo o quintal e redondezas.