Notícias

Atenção com o veículo antes de pegar a estrada no próximo feriado

Dentre os cuidados, o motorista deve verificar se todos os documentos, tributos e obrigações do veículo estão em dia.

Da Redação
É preciso dar atenção a seu veículo antes de pegar a estrada.

É preciso dar atenção a seu veículo antes de pegar a estrada.

O próximo feriado está próximo, o da Proclamação da República, no dia 15, que para muitas pessoas será prolongado. No entanto, antes de pegar a estrada, é preciso estar atento às condições do seu veículo.

O engenheiro e professor do curso de Engenharia Mecânica da Unopar, Alisson Luís Becker, fornece as principais orientações para uma viagem segura. "Garantir a segurança de todos é obrigação do motorista, portanto, é de extrema importância observar se todas as peças estão em perfeito estado de conservação", pontua.

O especialista sinaliza que o nível de combustível e a condição de uso do extintor de incêndio são itens importantes de se observar na hora de viajar, para evitar problemas. Outros pontos que devem ser verificados são estado dos pneus do veículo, calibragem e rodas. "O alinhamento e balanceamento do veículo devem ser feitos para garantir a estabilidade. Isso traz segurança para caso seja necessário enfrentar situações adversas. Outros itens como fluidos, freios, sistema elétrico e limpador de para-brisa devem ser inspecionados", sinaliza.

O engenheiro lembra que o motorista deve verificar se todos os documentos, tributos e obrigações do veículo (IPVA, multas e habilitação) estão em dia. Outra dica é traçar o roteiro com antecedência e checar as condições do tempo antes da viagem.

Para crianças, conforme previsto em lei, é obrigatório o uso de cadeirinha ou dispositivo que seja equivalente à sua idade e altura. Quanto aos animais domésticos, devem ser transportados nos dispositivos específicos para essa finalidade, no banco traseiro, com a ajuda do cinto de segurança. Tanto as crianças como os pets devem ir sempre no banco de trás.

SEGURANÇA E ECONOMIA - O especialista destaca que na hora de adquirir ou locar um novo veículo é fundamental pensar em segurança. Atenção especial deve ser dada aos fatores e componentes como airbags, freios ABS e cintos de segurança de cinco pontas. Esses itens são prioridades na escolha do veículo.

Para economizar com o combustível, a alternativa é ter um carro com menor consumo possível. Porém, o engenheiro dá algumas orientações que podem ajudar. "Atenção, com o excesso de peso, pois implica em maior a força e, portanto, maior o gasto de combustível. Por isso, evite transportar peso desnecessário", avisa.

 

Confira outras dicas do especialista

- Evite deixar o carro ligado quando parado; isso pode representar um gasto desnecessário, dependendo do tamanho do motor e do uso do ar-condicionado;

- Quanto mais aerodinâmico o carro, menor a resistência de ar e maior a economia de combustível. Portanto, manter as janelas fechadas e retirar o bagageiro quando não estiver em uso são dicas para não diminuir a aerodinâmica do veículo;

- A calibração incorreta dos pneus aumenta o atrito do pneu no solo causando aumento do consumo do combustível;

- Com o filtro de ar sujo, diminui-se o fluxo de ar para o motor, prejudicando a mistura de ar e combustível ideal para o bom rendimento do motor;

- Dispositivos elétricos como faróis auxiliares, limpadores do para-brisa, sistema de ventilação interna e outros devem ser usados apenas pelo tempo necessário; o aumento de corrente elétrica eleva o consumo de combustível.