Notícias

ANS disponibiliza novos serviços a usuários de planos de saúde

O projeto contribui ainda para reduzir o tempo médio de espera dos beneficiários

Da Redação
O portal da ANS já tem disponíveis os novos serviços.

O portal da ANS já tem disponíveis os novos serviços.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) disponibilizou 17 novos serviços no portal único do governo federal (www.gov.br). O projeto contribui ainda para desburocratizar os serviços prestados pela reguladora, reduzir o tempo médio de espera dos usuários e implementar tecnologias que otimizem a jornada do usuário. 

Veja alguns dos novos serviços:

  •  Acessar publicações da Biblioteca ANS: Disponibilidade de material e bibliografia na área de saúde suplementar, muitas delas com acesso 100% digital. 
  • Atender operadoras de planos de saúde para dúvidas relacionadas ao Portal Operadoras;
  • Denunciar práticas irregulares verificadas no relacionamento entre operadoras de planos privados de assistência à saúde e prestadores de serviço de saúde; 
  • Esclarecer dúvidas referentes à saúde suplementar: Atendimento e tratamento de solicitações de informações recebidas por meio da central de relacionamento (Disque ANS), de formulário eletrônico (WEB), por via postal e atendimento presencial dos núcleos da Agência existentes em 12 cidades. 
  • Gerenciamento de usuários de operadora de plano de saúde: Permite que as operadoras de planos de saúde criem, excluam ou alterem usuários;
  • Obter certidão emitida pela ANS: Mediante solicitação, a ANS poderá expedir certidões para a defesa de direitos e esclarecimentos de situações.  
  • Solicitar informações à assessoria de imprensa da ANS: Por meio desse serviço, o usuário poderá obter informações e/ou solicitar entrevista com porta-voz da ANS para divulgações de cunho jornalístico/comunicação. 
  • Solicitar reunião com a ANS: Mediante solicitação, poderá ser concedida audiência a particular por agente público em exercício na ANS, para tratar de assuntos relativos às suas atribuições regimentais.

 

Veja como fazer o acesso

Para acessar todos os serviços da ANS no portal único do Governo Federal (https://www.gov.br/pt-br) o usuário deverá clicar no menu “Governo do Brasil”, “Serviços”, “Buscar serviços por”, “Órgãos”. Na listagem de órgãos, acessar “Agência Nacional de Saúde Suplementar”.

Outra forma de acesso é recorrer à opção "Mapa do site" (https://www.gov.br/pt-br/sitemap), que dá uma visão geral dos assuntos tratados e contribui para o direcionamento ao serviço desejado. Uma terceira possibilidade é clicar na opção “Serviços” e depois “Buscar serviços por órgão” - clique aqui. 

Com relação ao processo de funcionamento das solicitações, ao clicar na ação desejada aparecem as seguintes informações para o cidadão: o que é o serviço, quem pode utilizar o serviço, etapas para a realização e outras considerações. Essa estrutura é intuitiva e contribui para a usabilidade da ferramenta.