Notícias

AirTags e seguros auxiliam na redução dos impactos dos extravios de bagagens

A novidade permite que os passageiros compartilhem a localização das bagagens com as companhias aéreas

Da Redação
Novidade promete auxilio na questão de bagagens extraviadas.

Novidade promete auxilio na questão de bagagens extraviadas.

O extravio de bagagens é uma das maiores preocupações de quem viaja, especialmente em voos internacionais, onde o número de ocorrências atingiu 8,2 milhões no último ano, conforme o relatório "Baggage IT Insights" da SITA. 

Para minimizar esse inconveniente, empresas como a Apple trouxeram uma solução inovadora: os AirTags. Esses dispositivos, que agora podem ser usados para rastrear as bagagens, oferecem mais segurança e transparência no processo de transporte das malas.

A novidade permite que os passageiros compartilhem a localização das bagagens com as companhias aéreas, oferecendo uma forma mais prática de acompanhar seus pertences caso sejam extraviados. Além disso, a tecnologia criptografa as informações de localização, garantindo que apenas pessoas autorizadas possam acessá-las.

Segundo Hugo Reichenbach, sócio e diretor de operações da Real Seguro Viagem, a possibilidade de monitorar as bagagens em tempo real têm sido um alívio para muitos viajantes que temem o extravio de seus pertences durante o voo. "Com a implementação dessa tecnologia, os passageiros podem monitorar a localização de suas malas em tempo real e, caso surjam imprevistos, agir rapidamente para resolver a situação", explica.

Vale ressaltar que as companhias aéreas também estão adotando gradualmente essa funcionalidade, permitindo que os viajantes compartilhem diretamente a localização de suas bagagens com 18 companhias aéreas, incluindo grandes nomes como Air Canada, British Airways, Delta Air Lines e Lufthansa. Mas, embora essa tecnologia represente um avanço significativo na experiência de viagem, ainda há desafios. As companhias aéreas precisam integrar plenamente essas ferramentas aos seus sistemas internos, um processo que pode demandar tempo e investimentos em infraestrutura tecnológica.