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A experiência do usuário na contratação de seguros é mais importante que o produto em si

Com a maior oferta de opções no mercado e com o acesso facilitado a informações, os consumidores vêm se tornando cada vez mais exigentes.

Da Redação

O que antes era apenas uma tendência, agora se tornou uma necessidade: a experiência do usuário já é considerada mais importante para o consumidor do que o produto em si. 

Uma pesquisa do ThinkJar, empresa focada em estratégias para o consumidor, afirma que 55% dos clientes estão dispostos a pagar a mais por um produto ou serviço quando têm certeza de que será oferecida uma boa experiência.

Com a maior oferta de opções no mercado e com o acesso facilitado a informações, os consumidores vêm se tornando cada vez mais exigentes. Essa tendência pode ser observada em todos os setores da economia, inclusive na área de seguros.

A contratação de um seguro é precedida por vários passos importantes que irão afetar a escolha final do cliente. O processo de decisão começa a partir do primeiro contato do consumidor com uma marca: seja por meio de publicidade ou recomendação. 

Então, quando o cliente quiser contratar um seguro, ele pode lembrar de uma empresa específica e buscar por reviews para entender se a experiência de outros usuários foi positiva ou negativa. Ele também poderá pesquisar mais sobre a empresa, entrar em seu site, fazer uma simulação de preço, etc. 

Nesses passos, já é possível começar a desenhar a jornada do cliente, e a contratação do seguro será um resultado que dependerá do sucesso dos passos acima. A experiência que o usuário terá desde o primeiro contato é o que irá determinar se ele escolherá determinada marca ou partir para o concorrente.

Na avaliação de Bruno Costa, Gerente de Customer Experience/User Experience (em tradução literal, a experiência completa de um consumidor com uma marca. Já o User Experience é a experiência do usuário com as plataformas, aplicativos, sites e softwares de uma empresa) na MAG Seguros, o cliente é quem tem o poder de decisão, por isso ele deve ser o centro de tudo. 

A principal dica de Bruno para melhorar a experiência do usuário para as empresas é conhecer seu cliente. "Não existe uma fórmula de processo para começar a desenvolver a experiência de usuário. Cada empresa tem sua estrutura e seus clientes, que têm suas necessidades e desejos únicos. A chave para começar é: conheça seu cliente! 

E se as empresas de seguros (corretoras e seguradoras) quiserem obter bons resultados devem levar isso em consideração, pois uma boa experiência com uma marca o fará continuar ser cliente e propagará isso para outros consumidores. Não concorda?