Larissa quase caiu no golpe, ao comprar um celular.
Por muito pouco a fisioterapeuta Laryssa Marques Matias não caiu em um golpe pela internet, quando quis trocar de celular, este ano. Ela procurou o aparelho no marketplace do Facebook e encontrou um por um valor “bem interessante”, abaixo do que pretendia pagar.
Entrou em contato com o vendedor, que disse que se quisesse ver o aparelho era só marcar. E assim foi feito. Quando chegou ao local, avisou ao vendedor. Ele disse não poder atendê-la, pois não estaria em casa, em razão de uma emergência. Mas que sua cunhada a atenderia.
Na portaria do prédio uma pessoa desceu, confirmou se era a compradora e mostrou o aparelho. Como Laryssa gostou, disse que faria o pagamento. Foi neste momento que o golpe foi descoberto.
Laryssa, que é manager em uma clínica interdisciplinar voltada à saúde, bem-estar e qualidade de vida em Curitiba, comentou que iria fazer o pix na conta “x”, indicada pelo “cunhado” dela. A vendedora estranhou e disse que não estava entendendo. Que o pix era outro e que não havia nenhum “cunhado” envolvido na venda.
O golpe se deu desta forma: a vendedora colocou o anúncio no marketplace. O golpista viu e anunciou o celular, que não era dele, por um preço bem menor, justamente para atrair a atenção de compradores. Se Laryssa não tivesse checado com a vendedora que faria o pix na conta “x” o golpe teria dado certo. E ela ficaria sem o valor pago e a vendedora não lhe entregaria o celular, pois não teria recebido pagamento algum.
Laryssa saiu do local sem o celular que queria, a vendedora sem ter efetuado a venda, mas ninguém saiu perdendo. Só o golpista, que “deixou de vender” um produto que não era seu. Irritada, Laryssa ainda enviou uma mensagem “daquelas” para o suposto vendedor, que a bloqueou.
Esta foi a primeira vez que Laryssa cairia em um golpe na internet. “Ainda bem que não se concretizou, mas conheço pessoas que não tiveram a mesma sorte e perderam dinheiro”, diz. A partir de agora, segundo ela, vai ficar ainda mais esperta em situações semelhantes.