Notícias

Seguradora SulAmérica conclui aquisição da Paraná Clínicas

Transação amplia presença da companhia no Sul e reforça estratégia de ampliação de acesso a planos de saúde privados

Da Redação
Uma das unidades da Paraná Clínicas em Curitiba.

Uma das unidades da Paraná Clínicas em Curitiba.

A seguradora SulAmérica concluiu nesta sexta-feira a aquisição da operadora de planos de saúde Paraná Clínicas, dando sequência ao acordo firmado com a Rede D’Or São Luiz no último dia 5 de junho. A operação foi aprovada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

O valor final da transação, que considera um investimento adicional em um novo centro médico, em São José dos Pinhais (PR), na região metropolitana de Curitiba, foi de R$ 396 milhões.

O presidente da SulAmérica, Gabriel Portella, reforça que a transação "é altamente estratégica e representa um importante movimento para aumentar a presença da SulAmérica no Sul do Brasil, ampliando o portfólio de produtos e market share na região". Com a aquisição, a SulAmérica amplia sua participação no mercado paranaense para 5%.

A aquisição fortalece a estratégia de ampliação de acesso a planos de saúde privados e o modelo de gestão de saúde da SulAmérica. "Neste primeiro momento, vamos conhecer o modelo de negócios da Paraná Clínicas, valorizando sua história, valores e profissionais. Temos uma diretriz clara de oferecer cada vez mais produtos inovadores, com faixa de preço variada e que proporcionem mais acesso aos nossos serviços", afirma Portella.

Fundada em 1970, a Paraná Clínicas é a quinta maior operadora de planos de saúde do estado do Paraná, com mais de 90 mil beneficiários em carteiras empresariais. Fazem parte do modelo de negócio da operadora sete centros clínicos e um hospital-dia. O Hospital Santa Cruz, que também fazia parte da empresa paranaense, continua pertencendo à Rede D´Or São Luiz.

De acordo com o diretor da Paraná Clínicas, Carlos Mortean, não haverá mudanças na operação agora. "Nos próximos meses, vamos trocar muita experiência e planejar uma aproximação cuidadosa, sem qualquer alteração de rotina para clientes, colaboradores ou fornecedores", garante. "A SulAmérica vem para agregar muito valor para a Paraná Clínicas e para o mercado de saúde do Paraná. Esta é uma transação extremamente importante e que consolida nosso modelo de trabalho".

No primeiro semestre de 2020, de acordo com dados da Agência Nacional de Saúde (ANS), a Paraná Clínicas registrou receitas de R$ 103 milhões e um índice de despesas assistenciais de 69%.