Notícias

Pandemia faz Maio Amarelo ser 100% digital

Este ano o slogam é “Perceba o risco. Proteja a vida”.

Da Redação
As ações do Maio Amarelo serão todas virtuais este ano, por causa da pandemia.

As ações do Maio Amarelo serão todas virtuais este ano, por causa da pandemia.

Este ano o Movimento Maio Amarelo, que foi construído em cima de relações, contato social e reuniões, teve que se reinventar por causa da pandemia. Por isso, a coordenação do Movimento Maio Amarelo nacional, realizada pela equipe do Observatório Nacional de Segurança Viária, decidiu em conjunto com o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) promover um movimento totalmente digital, durante este mês de maio. As ações presenciais podem ocorrer em setembro.

Assim, o Maio Amarelo vai se dar somente pelo contato virtual, seja pelos sites, pelas redes sociais ou mesmo pelos aplicativos de mensagens instantâneas. 

Este ano o slogam é “Perceba o risco. Proteja a vida”. A ideia desse mote foi exatamente passar à sociedade uma fala já comum entre os técnicos de segurança viária que é a tal percepção de risco. “Quando o cidadão entende que, usar o cinto pode salvar a vida dele, ele passa a usá-lo sem esquecer nos mais curtos deslocamentos. E assim é com o celular, com a manutenção preventiva, com o respeito a velocidade máxima permitida, etc. E foi pensando em ampliar esse conceito junto à sociedade que nasceu o tema de 2020: Perceba o risco. Proteja a vida”, explica José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do Observatório.

Para o diretor geral do Denatran, Frederico de Moura Carneiro, o “importante é preservar a vida de todos no trânsito. Por isso, vamos fazer uma campanha digital para levar informação principalmente para quem não pode parar, que são os caminhoneiros e entregadores, seja de motocicleta, seja de bicicleta, além dos profissionais da segurança pública e de saúde”.

O material do Movimento em 2020, que poderá ser usado por qualquer pessoa, empresa ou entidade já está disponível no site do Maio Amarelo (www.maioamarelo.com).

 

O que é o Maio Amarelo?

O Maio Amarelo é uma campanha de conscientização sobre segurança no trânsito. Sua primeira edição ocorreu em 2014. Ele foi criado com base em uma resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas, em maio de 2011, que definiu o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.