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Corretora não é obrigada a avisar sobre vencimento de apólice

Segurado deve ficar atento ao prazo final do contrato para não ter problemas

O segurado é quem deve ficar atento ao prazo de término do contrato de seguro.

O segurado é quem deve ficar atento ao prazo de término do contrato de seguro.

Vamos imaginar uma situação. Você bate o carro e descobre que sua apólice está vencida e, portanto, a seguradora não pagará o prejuízo. De quem é a culpa? Sua, do seu corretor ou da companhia, que não avisaram do término do contrato? Segundo o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, a culpa é toda sua.

A decisão foi dada há alguns dias, depois que uma segurada ingressou na justiça alegando que o corretor ou a seguradora deveriam tê-la avisado da situação. 

A desembargadora Valéria Dacheux, da 19ª Câmara Cível do TJ-RJ, julgou que não há responsabilidade da corretora de seguros por conta do não aviso ao segurado sobre o término de vigência do seguro para renovação da apólice. Nem da seguradora.

Em seu despacho, na Apelação Cível nº. 0064572-30.2018.8.19.0001, disse que “é certo que usualmente as corretoras de seguro entram em contato com os clientes quando se aproxima a data da renovação do seguro de veículo, todavia, referida prática decorre da intenção da prestadora de serviços de assegurar a assinatura de mais um contrato, e não de apenas ‘lembrar’ o cliente que ele deve contratar um novo seguro para o ano subsequente”. 

Portanto, se você tem um ou mais seguros, dê uma olhadinha no vencimento. Fique alerta!