Notícias

Coluna + Sobre Seguros

A vantagem da contratação do Seguro Viagem

Karina Mimassi
Karina Mimassi é advogada em São Paulo.

Karina Mimassi é advogada em São Paulo.

Com a chegada das férias, e aquela viagem programada para curtir o verão, não podemos esquecer de garantir a segurança, a saúde e o bem-estar de todos os viajantes. Assim se faz necessário, para uma viagem tranquila, a contratação do chamado “seguro viagem”. 

seguro viagem é a única forma de viajar com segurança e tranquilidade, pois é uma ferramenta que protege ao viajante de imprevistos ou acidentes, e, caso eles ocorrerem, ajuda enfrentá-los da melhor forma possível, procurando evitar ou minimizar os prejuízos. 

 A cobertura do seguro de viagem pode variar, de acordo com o produto escolhido, ou com o perfil ou requerimento do viajante, tal o caso de viagens para alguns países ou viajantes idosos ou com doenças preexistentes. 

Para tanto, existem diversos seguro viagem, sendo que para a correta contratação irá depender do perfil do viajante e do destino. Os mais procurados e principais são: 

  • Seguro viagem para bagagens 

Proteção contra danos, atraso e extravio de bagagem, oferecendo total assistência para o viajante e garante o reembolso total do eventual valor gasto utilizado para cobrir o montante investido em roupas, por exemplo, durante o período de extravio. 

  • Seguro viagem saúde 

Oferecem assistência médica, odontológica e ortopédica, cobrindo qualquer tratamento necessário, até mesmo internações. Há alguns seguros que cobrem despesas em farmácias, com remédios e suplementos para curativos. 

  • Seguro de assistência ao viajante 

Oferecem suporte ao viajante, caso haja o cancelamento ou o adiamento do voo, sendo responsável pelas possíveis taxas de mudança, alimentação e hospedagem. 

Importante frisar serem muitas as vantagens de se fazer um seguro para viagem, sendo as principais: preços acessíveis e benefícios interessantes; total assistência medida, odontológica, farmacêutica e até mesmo jurídica; ressarcimento caso as bagagens sejam extraviadas; seguro de Invalidez Permanente ou parcial por Acidente, bem como translado de corpo e viagem para funeral. 

Pode -se perceber que o seguro viagem tem uma ampla cobertura, incluindo despesas médicas, hospitalares e odontológicas, tanto de urgência como de emergência, consultas com especialistas, traslado de familiar acompanhante, repatriação sanitária ou de restos mortais. 

Existem seguros de natureza mais complexa, que cobrem a repatriação, a estada e a passagem de acompanhantes, bem como uma remoção médica ou o translado do corpo, em casos de doenças sérias que necessitem internação ou morte. 

Há países em que a contratação do seguro viagem é um requerimento obrigatório são aqueles que estão no Tratado Schengen*, são eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Países baixos, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça. Também é obrigatório ter seguro de viagem para o Equador e a Venezuela. 

Por fim, para que possamos enfrentar todos os desafios da viagem, e até mesmo os imprevistos que podem ocorrer, o seguro viagem é a melhor contratação que o viajante poderá fazer para curtir sua viagem tranquilamente. 

Ademais, em época de Pandemia causada pelo Coronavírus, o seguro viagem ganhou ainda mais importância, pois sua finalidade vai muito além da assistência médica podendo ser uma saída no caso de cancelamento da viagem ou retorno de emergência ao Brasil/ país de destino.  

  • Tratado de Schengen é um acordo entre países europeus sobre uma política de abertura de fronteiras e livre circulação de pessoas entre os países participantes. Quase 30 países, incluindo todos os integrantes da União Europeia (exceto Irlanda e Reino Unido) e quatro países que não são membros da UE (Islândia, Noruega, Listenstaine e Suíça), assinaram o acordo de Schengen. 

     

    Karina Mimassi -  sócia do escritório Mimassi Almeida Advogados, atuante desde 2000 na área do Direito Civil, Securitário e Responsabilidade Civil. Mais informações: www.mimassialmeida.com.br. Telefone (11) 99914-2861.