Notícias

Cliente de planos de saúde registram mais de 4.700 queixas na ANS

Total se refere ao período do início de março a 15 de junho

Da Redação
Maioria das queixas está relacionada ao atendimento de casos do coronavírus.

Maioria das queixas está relacionada ao atendimento de casos do coronavírus.

Os clientes de planos de saúde registraram 4.701 queixas relacionadas à pandemia do novo coronavírus na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), entre o início de março e o dia 15 de junho. O dado faz parte da segunda edição do Boletim Covid-19, divulgado há alguns dias pela agência reguladora.

Entre as queixas, 36% dizem respeito a exames e tratamento da doença e 43% reclamavam de outras assistências afetadas pela pandemia. Outros 21% foram sobre temas não assistenciais, como contratos ou regulamentos.

As reclamações sobre dificuldades no tratamento ou exames de covid-19 seguem em trajetória de aumento desde abril. Na primeira quinzena de junho, foram 452 queixas, contra 352 na segunda quinzena de maio e 317 nos primeiros 15 dias de maio.
A ANS diz que os dados informam apenas o número de relatos dos consumidores e não incluem nenhuma análise de mérito sobre possíveis infrações nos serviços oferecidos.

O número total de reclamações recebidas pela agência em abril e maio de 2020 ficou abaixo dos mesmos meses de 2019. Segundo a ANS, foram 9.138 queixas em maio deste ano, contra 10.186 no ano passado.

Em janeiro, fevereiro e março, 2020 superou o número de reclamações do ano passado. A maior diferença foi no primeiro mês do ano, quando foram registradas 15.102 ocorrências, contra 9.661 no mesmo período do ano passado.